domingo, 17 de outubro de 2010

Cancro dos ossos: sintomas, evolução e terapia

Quarta-feira, 13 de Agosto de 2008 , Posted by kmMad at 19:22
Cancro dos ossos: sintomas, evolução e terapia
O que é um cancro dos ossos?
É um tumor maligno que se pode desenvolver de maneira ilimitada infiltrando-se nos tecidos limítrofes e também noutros orgãos. Existem os tumores primários, que nascem no próprio tecido ósseo, e os secundários, metástases de tumores nascidos noutros orgãos. Os cancros do rim, do pulmão, da mama ou da tiróide têm uma evolução independente da formação inicial. Entre os tumores primários os sarcomas atacam indivíduos jovens, já a partir dos cinco anos de idade, mas principalmente os adolescentes. No exame microscópico distinguem-se os osteossarcomas, os sarcomas de Ewing, os reticulossarcomas e os condrossarcomas.
SINTOMAS:
-->Dor local ou difusa nos ossos;
-->Tumefacção local;
-->Fractura espontânea;
-->Incómodos nos músculos;
-->Alterações do estado físico geral.
O mieloma é o tumor ósseo mais frequente nas pessoas mais idosas: aparece depois dos quarenta anos de idade e ataca principalmente as costelas, as vértebras e o crânio. Existem também muitas formas de tumores ósseos que, apesar do aspecto assustador das primeiras radiografias, não são malignas. As metástases (tumores secundários) infiltram-se no osso que, aos poucos, danifica-se.
Quais são as causas do cancro dos ossos?
Sabe-se de alguns factores que favorecem os tumores ósseos como, por exemplo, a exposição prolongada a radiações. Às vezes acontece que algumas radioterapias, que tinham curado o tumor inicial, causem um tumor ósseo depois de muitos anos. Outras causas continuam a ser desconhecidas.
Tratamento do cancro dos ossos
Quando se deve consultar o médico?
Todas as dores ósseas, cuja causa não seja um trauma recente, e uma tumefacção em correspondência de um osso devem-nos levar a consultar um médico. Isto é muito importante sobretudo no caso de crianças e adolescentes pois normalmente pensa-se que estes sintomas sejam causados por um excesso de actividade física. Muitas vezes a dor pode enganar e é difícil pensar em algo diferente de uma tendinite rebelde.
O que faz o médico?
O exame clínico não permite formular um diagnóstico. O médico, portanto, manda fazer uma radiografia, às vezes uma tomografia computadorizada nos músculos da região dorida. Se o exame radiográfico revelar um tumor, o paciente é internado para que lhe seja praticada uma biopsia ou uma excisão do tecido ósseo de forma a avaliar a extensão da lesão.
Qual o tratamento para o cancro dos ossos?
Depende da idade e da natureza do tumor. Os sarcomas nos doentes mais jovens são tratados no início com a quimioterapia e a seguir com a radioterapia. A cirurgia limita-se à raspagem do osso para extrair o tumor. Dependendo da extensão das lesões, pode haver necessidade de uma amputação. Os mielomas de doentes mais idosos são geralmente tratados com quimioterapia e radioterapia.
O que podemos fazer?
Nada, a não ser o tratamento específico.
Qual é a evolução do cancro dos ossos?
Os primeiros sintomas são, na maioria dos casos, dores banais mas que não têm explicação; Às vezes, um esforço ou um trauma, que desencadeiam a primeira dor rebelde aos tratamentos antálgicos, faz com que se descubra um tumor ósseo. A tumefacção aparece mais tarde, assim como as dores nos músculos que são provocadas pela invasão da doença nos tecidos entre o osso e os músculos. Quando o tumor está numa fase avançada o paciente definha e perde o apetite.
Os tumores ósseos provocam fracturas espontâneas: o osso, enfraquecido, parte com muita facilidade e às vezes é quando acontece uma destas fracturas que o tumor é descoberto. Se não forem tratados os tumores ósseos, assim como todos os cancros malignos, têm um desenvolvimento que, no caso dos sarcomas, leva à morte dentro de um ou dois anos e um pouco menos rapidamente no caso de mielomas. Se as metástases secundárias do osso se multiplicarem, é um péssimo sintoma: sabe-se porém de casos em que pacientes com metástases solitárias foram curados.
O tratamento é longo, difícil; doloroso e, em alguns casos, obriga a amputar um braço ou uma perna. Cabe ressaltar, no entanto, que o número de casos curados continua a aumentar.
O cancro dos ossos é perigoso?
Se não for tratado o cancro dos ossos leva à morte. As probabilidades de cura dependem da precocidade do diagnóstico.
IMPORTANTE:
Se uma criança ou um adolescente se queixar de dor num osso, ou se tiver um inchaço em correspondência de um osso, deve ser levado imediatamente ao médico. 
 
Fonte: http://km-stressnet.blogspot.com/2008/08/o-cancro-dos-ossos.html

Facebook - Cancro detectado a partir de uma foto

17 de Outubro, 2010
Uma menina de dois anos teve a vida salva depois de uma enfermeira ter visto uma fotografia sua no Facebook. A criança exibia um sintoma visível de cancro, detectado a tempoEra um pequeno pormenor que teria escapado a qualquer olhar, mas não ao de um técnico de saúde habituado a lidar com doentes oncológicos.
Numa foto de Grace Freeman, uma menina britânica de dois anos, exibida no perfil da mãe Michele, a enfermeira Nicola reparou que o efeito de olhos vermelhos, que ocorre vulgarmente em fotografias com flash, era só visível num dos olhos da criança. No outro olho, o esquerdo, surgia um reflexo branco.
«Estava a ver as fotografias e notei algo anormal», contou a enfermeira de Manchester ao diário inglês The Sun. «Normalmente, quando o efeito do flash é visível nos olhos, surge a cor vermelha. Quando o brilho é branco, significa que algo está mal».
Nicola, com 20 anos de experiência, recomendou a Michele que levasse a filha a uma consulta de rotina. Posteriormente, acabaria por ser diagnosticado um retinoblastoma a Grace.
O diagnóstico precoce permitiu um combate eficaz ao cancro ocular. Grace, que terá que ser acompanhada pelos médicos o resto da vida, não apresenta sequelas.
«Não há dúvidas que a Nicola salvou a vida da minha filha», declarou Michele, que disse «um gigantesco obrigado» à enfermeira.
SOL

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cancro do pulmão pode ser prevenido com metformina

 Cancro do Pulmão- video

 

Saúde

Cancro do pulmão pode ser prevenido com metformina

Um estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que o cancro do pulmão pode ser prevenido com metformina, uma substância utilizada no tratamento da diabetes. Os investigadores dizem que pode prevenir o aparecimento de tumores entre os fumadores. O médico Jorge Espírito Santo explicou a importância da descoberta.

2010-10-04 08:48:07