quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Video do dia...

TERRA DOS SONHOS

Recebi uma e-mail de um fórum para mães e bebés, e por acaso vi uma assinatura que continha um site.
Esse site é da terra dos sonhos, cujo o fim é a realização dos sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase terminal.
Estive a ler e achei muito interessante, li os sonhos realizados e por realizar... Fiquei emocionada por ver tantas crianças doentes e com pedidos tão simples.
Também podem contribuir e ajudar a concretizar os sonhos destas crianças.
Aqui deixo o link e tambem o coloquei no lado esquerdo do blog, onde diz LINKS.
Vejam atentamente os linkes que lá estão colocados. Podem ser de grande ajuda.
Terra dos sonhos: http://www.terradossonhos.org/

Beijinhos a todos e uma boa noite.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Leucemia Mielóide Crónica (LMC)

Estar vivo com... Leucemia Mielóide Crónica (LMC)

Conheça os pormenores do tratamento que está a revolucionar a vida dos pacientes com LMC

Quando uma leucemia é diagnosticada a ideia de morte vem-nos imediatamente à cabeça... No entanto, convém saber que há vários tipos de leucemia e que uma delas, a leucemia mielóide crónica (LMC), está a caminho de ser uma doença curável.

Segundo o dicionário de língua portuguesa a leucemia é uma "doença caracterizada pela reprodução constante dos glóbulos brancos do sangue que nunca chegam a atingir o estado de desenvolvimento suficiente para combaterem as infecções".

Contudo, o dicionário não diz que existem diferentes tipos de leucemia. Que um destes tipos, a LMC, foi o primeiro cancro cujo mecanismo foi decifrado pelos investigadores, nem que essa descoberta lhes permitiu criarem a primeira droga anti-cancro, um fármaco especificamente desenvolvido para bloquear e inibir as alterações moleculares anormais responsáveis pelo aparecimento desta doença, o mesilato de imatinib.

O que é a leucemia?

A leucemia é uma doença maligna com origem nas células imaturas da medula óssea que se manifesta pela produção descontrolada de glóbulos brancos e pelo mau funcionamento da medula óssea, que diminui progressivamente a produção de células normais, dando origem ao aparecimento de anemias, infecções e hemorragias que conduzem à morte do doente, caso a situação não seja tratada.

Existem vários tipos de leucemia que se caracterizam pelo tipo de célula afectada e esta pode, ainda, ser aguda ou crónica, dependendo da velocidade de proliferação das células leucémicas.

O que é a leucemia mielóide crónica?

A leucemia mielóide crónica (LMC) é um dos quatro tipos de leucemia existentes e é bastante rara. É um distúrbio hematológico (do sangue) no qual há uma produção excessiva de glóbulos brancos imaturos (leucócitos) que se caracteriza pela presença de células anormais, com uma alteração genética chamada cromossoma Filadélfia, detectado na medula óssea de cerca de 95% dos pacientes com LMC.

Quais os sintomas?

Numa fase inicial, a LMC é assintomática. No entanto, certos indivíduos apresentam sintomas como cansaço e fraqueza, perda de apetite e de peso, febre, suores nocturnos e dores articulares.

"Com o passar do tempo, os pacientes adoecem mais facilmente, uma vez que a quantidade glóbulos brancos leucémicos aumenta, enquanto os glóbulos brancos normais, os de glóbulos vermelhos e as plaquetas diminuem, provocando palidez, e, em alguns casos, infecções e hemorragias", refere Herlander Marques, onco-hematologista no Hospital de São Marcos, em Braga.

Como se diagnostica?

Mais de metade dos diagnósticos são feitos por acaso, através da observação de análises de sangue simples em exames de rotina. No caso da LMC, esta análise revela uma quantidade muito elevada de glóbulos brancos, que varia entre os 50.000 e os 1.000.000 por microlitro (sendo que a quantidade normal é de menos de 10.000). Uma vez diagnosticada, fazem-se testes que definem em que fase está a doença para que possa ser desenvolvido um plano de tratamento.

Segundo explica Herlander Marques, "a evolução da LMC estende-se por vários anos e ocorre em três fases: a crónica, a acelerada e a blástica (leucemia aguda), esta última com evolução para a morte em apenas alguns meses".

Novas perspectivas
Tratamento e prognóstico

Este tipo de leucemia foi o primeiro cancro em que se conseguiu definir o mecanismo responsável pelo seu aparecimento, o que veio facilitar o trabalho dos investigadores no desenvolvimento e criação, em 2000, da primeira chamada droga anti-cancro: o mesilato de imatinib.

Como funciona?

O mesilato de imatinib é um medicamento oncológico inovador que tem como alvo a actividade de um tipo específico de enzimas, as tirosino-quinases, que desempenham um papel importante no interior de algumas células cancerígenas.

No caso da leucemia mielóide crónica, o mesilato de imatinib inibe a tirosinase quimérica produzida a partir de um gene do cromossoma Filadélfia, a anomalia causadora da LMC na maioria dos pacientes.

Como era antes?

Os tratamentos convencionais para a LMC eram, até finais dos anos 90, a quimioterapia, o transplante de medula óssea, a radioterapia, o interferão-alfa e a hidroxiureia, demasiado agressivos e com muitos efeitos secundários.

A partir do momento em que o mesilato de imatinib foi criado, os oncologistas deixaram de utilizar este tipo de terapêuticas.

Quais os benefícios?

Para além de apresentar poucos efeitos secundários - uma vez que ataca apenas as proteínas malignas presentes nas células cancerosas, poupando as células sãs (ao contrário da quimioterapia anti-cancerosa), este fármaco aumenta substancialmente a taxa de sobrevivência: passados cinco anos de serem diagnosticados e iniciarem o tratamento, cerca de 90% dos pacientes continuam vivos e vêem as suas células tumorais reduzidas em cerca de 99,9%.

Monitorização ajuda a melhorar tratamento

A monitorização dos níveis de imatinib no sangue de pacientes com LMC e a sua resposta à terapia é fundamental para ajudar os investigadores a reajustar a dosagem terapêutica mais adequada.

Para tal, o European Treatment and Outcome Study (EUTOS) for CML (LMC, em português) está a constituir um banco de dados que se espera vir a optimizar o tratamento, a cura e a qualidade de vida dos pacientes com LMC.

Números que falam por si:
Na Europa surgem, todos os anos, 5.000 a 10.000 novos casos de LMC.

Para saber mais:

Associação Portuguesa contra a Leucemia
Telefone: 21 342 22 04/05
E-mail: apc.leucemia@mail.telepac.pt

Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL)
Telefones: 93 440 50 12/ 93 883 38 70
E-mail: geral@apll.org

Texto: Madalena Alçada Baptista
Revisão científica: Dr. Herlander Marques (médico onco-hematologista no Hospital de São Marcos e membro da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas)


A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista



Tirado de:
http://saude.sapo.pt/prevenir/artigos/geral/saude/ver.html?id=804398&pagina=2




sábado, 3 de outubro de 2009

Pense nisso...



Um óptimo dia!!!

Pense Nisso! Eram aproximadamente 22:00 horas quando um jovem começou a se dirigir para casa. Sentado no seu carro, ele começou a pedir:
- 'Deus! Se ainda falas com as pessoas, fale comigo.

Eu irei ouvi-lo.
Farei tudo para obdecê-lo' Enquanto dirigia pela rua principal da cidade, ele teve um pensamento muito estranho:
- 'Pare e compre um galão de leite'..
Ele balançou a cabeça e falou alto:
- 'Deus? É o Senhor?'.
Ele não obteve resposta e continuou dirigindo-se para casa. Porém, novamente, surgiu o pensamento:
- 'Compre um galão de leite'.
'Muito bem, Deus! No caso de ser o Senhor, eu comprarei o leite'.

Isso não parece ser um teste de obediência muito difícil...

Ele poderia também usar o leite.

O jovem parou, comprou o leite e reiniciou o caminho de casa.
Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele sentiu um pedido:
- 'Vire naquela rua'.
Isso é loucura... - pensou e, passou direto pelo retorno.
Novamente ele sentiu que deveria ter virado na sétima rua..
No retorno seguinte, ele virou e dirigiu-se pela sétima rua.
Meio brincalão ele falou alto - 'Muito bem, Deus. Eu farei'. Ele passou por algumas quadras quando de repente sentiu que devia parar. Ele brecou e olhou em volta.
Era uma área mista de comércio e residência.
Não era a melhor área, mas também não era a pior da vizinhança. Os estabelecimentos estavam fechados e a maioria das casas estavam escuras, como se as pessoas já tivessem ido dormir, exceto uma do outro lado que estava acesa.
Novamente, ele sentiu algo:

- 'Vá e dê o leite para as pessoas que estão naquela casa do outro lado da rua'.
O jovem olhou a casa. Ele começou a abrir a porta mas voltou a sentar-se.
-' Senhor, isso é loucura.
Como posso ir para uma casa estranha no meio da noite?'. Mais uma vez, ele sentiu que deveria ir e dar o leite.
Finalmente,ele abriu a porta...
- ' Muito Bem, Deus, se é o Senhor, eu irei e entregarei o leite àquelas pessoas.
Se o Senhor quer que eu pareça uma pessoa louca, muito bem.
Eu quero ser obediente.
Acho que isso vai contar para alguma coisa, contudo, se eles não responderem
imediatamente, eu vou embora daqui'.
Ele atravessou a rua e tocou a campainha.
Ele pôde ouvir um barulho vindo de dentro, parecido com o choro de uma criança.
A voz de um homem soou alto:
- 'Quem está aí? O que você quer?'
A porta abriu-se antes que o jovem pudesse fugir.
Em pé, estava um homem vestido de jeans e camiseta. Ele tinha um olhar estranho e não parecia feliz em ver um desconhecido em pe na sua soleira.
- 'O que é?'.
O jovem entregou-lhe o galão de leite.
- 'Comprei isto para vocês'.
O homem pegou o leite e correu para dentro falando alto.
Depois, uma mulher passou pelo corredor carregando o leite e foi para a cozinha.

O homem a seguia segurando nos braços uma criança que chorava.

Lágrimas corriam pela face do homem e, ele começou a falar, meio soluçando:
- 'Nós oramos.. Tínhamos muitas contas para pagar este mês e o nosso dinheiro havia acabado.
Não tínhamos mais leite para o nosso bebê.
Apenas orei e pedi a Deus que me mostrasse uma maneira de conseguir leite. Sua esposa gritou lá da cozinha:
- 'Pedi a Deus para mandar um anjo com um pouco de leite...
Você é um anjo?'
O jovem pegou a sua carteira e tirou todo dinheiro que havia nela e
colocou-o na mão do homem..
Ele voltou-se e foi para o carro, enquanto as lágrimas corriam pela sua face..

Ele teve certeza que Deus ainda responde aos verdadeiros pedidos.
Agora, um simples teste para você: -
Se você acredita em Deus, mande esta mensagem para todos os seus
amigos, inclusive para a mesma pessoa que te mandou. Você tem 24 hs por dia, gaste algumas delas para fazer o bem.
Quanto tempo você leva para parar um pouquinho e ouvir Deus?
Recebi de um amigo e estou repassando.. . é uma historia muito linda ...
Essa semana Deus falou pra mim "Filho(a) tenha FÉ que pra DEUS nada é impossível basta você crer!"