domingo, 9 de agosto de 2009

Cancro do pulmão

Curiosidades - Cancro do Pulmão

-> As doenças do aparelho respiratório foram responsáveis, em 1998, pela morte de mais de nove mil portugueses, cerca de oito mil dos quais indivíduos acima dos 65 anos, segundo a Direcção Geral de Saúde.

-> O cancro do pulmão matou 10 portugueses por dia e cerca de 3500, no ano de 2008.

-> Cuba já tem vacina contra o cancro do pulmão
A vacina aumenta a esperança de vida entre 30 a 40%.
Especialistas cubanos garantem que a vacina é segura e não tem efeitos secundários.

-> Teste para o Cancro do Pulmão
Cientistas americanos criaram um teste de sopro para detectar se uma pessoa tem cancro do pulmão. O teste é pouco maior do que uma moeda, barato e fácil de usar. A detecção é feita através do hálito da pessoa em causa. O sistema foi testado em 122 pessoas com diferentes tipo de doenças de pulmão, entre elas estavam 49 com cancro e 21 saudáveis.
Este teste significa um grande avanço porque geralmente é difícil detectar esta doença no início, quando há mais possibilidades de cura.

-> Cancro do pulmão afecta menos portugueses

Portugal é dos países europeus que revela menores taxas de incidência do cancro do pulmão, apesar da mortalidade ser elevada devido à falta de diagnósticos precoces. A inexistência de rastreio e escassez de sintomas própria da doença prejudicam os diagnósticos precoces e levam a que perto de 50% dos novos casos sejam detectados numa fase já tardia.

-> Cancro do pulmão mata mais mulheres
O cancro do pulmão é a doença oncológica mais mortífera nas mulheres suecas. Em 20 anos, a taxa de mortalidade aumentou 75%. "A taxa de mortalidade nas mulheres vítimas de cancro de pulmão era de 31 mortes em 2006, contra 17,7 em 1987", revelou a Direcção sueca de Saúde e Assuntos Sociais. O número ultrapassa a mortalidade de cancro da mama.

Sem comentários: