quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

RELATO DE CASO DE DOENÇA DE FAHR

08.008 - Neurologia

RELATO DE CASO DE DOENÇA DE FAHR E ESTUDO POPULACIONAL DE DEPÓSITOS DE CÁLCIO EM NÚCLEOS DA BASE. 1Oliveira, M. F.*; 2Soares, R.*; 3Castelletti, H.**; 4Silva, E.B.**; 5Oliveira, J.R.M.; 1, 4, 5Departamento de Neuropsiquiatria, UFPE; 2, 3Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, UFPE;

Objetivo: Analisar a relação entre volume de calcificações de núcleos da base (NB) versus manifestação dos sintomas característicos da Doença de Fahr através de um relato de caso; apresentar dados de prevalência das calcificações dos núcleos da base (NB); estabelecer um perfil de gênero e idade dos pacientes portadores de calcificações.

Métodos e Resultados:

A doença de Fahr é uma entidade neuropsiquiátrica rara caracterizada pela calcificação dos NB do cérebro associada a sintomas diversos (parkinsonismo, psicose, depressão) e é detectada pela tomografia computadorizada de crânio (TCC). Em nosso estudo, acompanhamos um caso de calcificações de NB em uma brasileira, avaliando sua condição clínica. Reconstruímos as imagens tomográficas da paciente em 3 dimensões e discutimos a respeito da quantidade necessária de calcificações para disparar os sintomas característicos da doença. Paralelamente, realizamos um estudo retrospectivo onde 1073 tomografias computadorizadas de crânio foram analisadas quanto à presença de calcificações de NB. Tomografias essas realizadas no período de maio a outubro de 2006 em dois hospitais de Recife (Instituto Materno Infantil de Pernambuco e Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco). O estudo de neuroimagem da paciente revelou extensas calcificações de NB bilateralmente, o que contrasta com a pouca sintomatologia apresentada, que se restringia a uma cefaléia moderada. O estudo retrospectivo evidenciou 21 casos de calcificação de NB no IMIP, dos quais 15 foram em mulheres e 6 em homens. A prevalência encontrada foi de 2,38%. A média de idade foi de 44 ± 28,89 anos. No HC-UFPE foram encontrados 9 casos de calcificação de NB, dos quais 7 foram em mulheres e 2 em homens. A prevalência encontrada foi de 4,63%. A média de idade foi de 65,44 ± 20,64 anos.

Conclusões:

Aparentemente, podemos inferir da análise de caso que existe um limiar para que ocorra a manifestação dos sintomas mais característicos da Doença de Fahr, uma vez que a paciente apresentou uma extensa calcificação e discreta sintomatologia, apontando para a existência de mecanismos fisiológicos de compensação. O estudo retrospectivo evidenciou que as calcificações de NB acometem preferencialmente as mulheres e são mais freqüentes em pacientes mais idosos, o que deve ser considerado juntamente aos achados clínicos desses pacientes para estabelecer a prevalência da Doença de Fahr.

Apoio Financeiro: CNPq

Arquivos:

4 comentários:

frede disse...

boa tarde
meu nome é cassia, tenho 06 casos de fahr na minha familia, já morreram 03, precisamos de ajuda, pois não temos condições financeiras para custear o tratamento.

frede disse...

boa tarde
meu nome é cassia, tenho 06 casos de fahr na minha familia, já morreram 03, precisamos de ajuda, pois não temos condições financeiras para custear o tratamento.

Débora Tavares disse...

Olá
Eu também tenho 3casos na minha família, poderia-me dar o seu endereço electrónico para trocarmos impressões?
Cumprimentos Débora.

Maicon disse...

eu tenho a doença de fhar,fiz tomografia faz quase 2 anos eo médico me deu uns anti-deprecivos,mas me senti bem,suspendi mas não procurei mais nenhum médico...
tenho enxaquecas diárias faz anos,mas segundo os 2 neuro que fui disseram que enxaqueca n é sintoma da doença...quem souber mais do assundo me manda informações pelo e-mail maiconmarcelino@ymail.com ou redes socias maicon marcelino.