terça-feira, 8 de setembro de 2009

Livro. alivio a dor do cancer

Ficha Técnica

O Alívio da dor do câncer
Segunda Edição
Com um guia para a disponibilidade de opiáceos
Instituto nacional do Câncer
Ministério da Saúde
1997

Publicado pela Organização Mundial da Saúde em 1996 sob o título Cancer pain relief, 2ª edição
@Organização Mundial de Saúde

O Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde concede os direitos de tradução para uma edição em Português ao Instituto Nacional de Câncer, que é o único responsável pela tradução.

Tiragem: 10.000 exemplares

Edição, distribuição e informações
Instituto Nacional de Câncer - INCA
Coordenadoria de Programas de Controle do Câncer - Pro-Onco

Av. Venezuela, 134 Bl. A 9º Andar
CEP 20081-310 Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: (021) 263-8565 Fax: (021) 263-8297
e-mail: evinca@omega.incc.br Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Tradução, editoração eletrônica e fotolito: Pro-Onco/INCA
Impresso no Brasil/Printed in Brazil

Prefácio

Na maior parte do mundo, a maioria dos pacientes com câncer tem doença avançada. Para eles, a única opção real de tratamento e o alívio da dor e os cuidados paliativos. Em 1986, a primeira edição da presente publicação propôs um método para o alívio da dor do câncer, baseado em um pequeno número de drogas relativamente baratas, inclusive a morfina. O teste de campo realizado em varies países demonstrou a eficácia do método em varies pacientes. A primeira edição tem sido traduzida para 22 línguas e mais de meio milhão de copias tem sido vendidas, refletindo a crescente conscientização sobre o problema que representa a dor do câncer.
Esta segunda edição incorpora muitos dos avanços ocorridos no conhecimento e na prática, desde a metade dos anos 80, O trabalho preparatório para esta revisão iniciou-se em 1989, no contexto do encontro do Comitê de Especialistas no Alívio da Dor do Câncer e Cuidados Paliativos da OMS.Desde então, cada parte do livro passou a ser extensivamente revisada e atualizada, e uma seção sobre disponibilidade de opiáceos foi adicionada.

Ressalta-se que a abordagem a dor do câncer precisa ser entendida como parte de um cuidado paliativo especializado. O alívio de outros sintomas e dos problemas psicológicos, sociais e espirituais que os pacientes apresentem e mandatório. Buscar o alívio da dor sem atentar para Além dos problemas físicos dos pacientes resultará em frustração e na falha.

Fonte: http://www.psicosoma.pt/livraria?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=5320&category_id=34

Sem comentários: