quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O cancro oral não escolhe idade, sexo, raça nem classe social!!!


Esta doença, nas suas distintas formas engloba pessoas de todas as faixas etárias, principalmente as que consomem álcool e/ou fumam. Anualmente, são registados, em todo o mundo, entre nove e dez milhões de novos casos da doença. Deste total, cerca de 400 mil são cancros da boca e da faringe.

Outros dados revelam que a maior parte dos tumores de cabeça e pescoço ocorrem nas vias aereodigestivas superiores, principalmente na boca, faringe e laringe. O cancro oral é mais comum que a leucemia, do que o cancro da pele, do cérebro, do fígado, e dos ovários. As taxas de incidência de cancro dessas vias, em países não-desenvolvidos, são superadas somente pelos tumores de colo do útero. Os cancros da boca e faringe ocupam a terceira posição nos países não-desenvolvidos e a oitava nos desenvolvidos. O total de casos incidentes dessas doenças atingiu cerca de 270 mil pessoas no ano 2000.

No caso específico do cancro da boca, uma das principais causas de seu agravamento em numerosos pacientes é o primeiro diagnóstico. Inicialmente, o médico dificilmente considera a hipótese do paciente estar com esta patologia. O doente, da mesma maneira, não toma as devidas precauções. Assim, torna-se evidente que a consciencilização e a informação constituem factores essenciais para a detecção precoce. Isto é muito importante, pois o tratamento de qualquer tipo de cancro na fase inicial da doença aumenta muito a possibilidade de cura e recuperação do doente oncológico.

Diferentes manifestações do cancro oral:






Fibroma; Linfogioma; Neurofibroma; Cancro da lingua

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Informática Médica, pelos alunos do 3º ano de Medicina Dentária.

Conteúdo da responsabilidade de:

Ana Seixas Carlos

Joana Duarte

Sofia Ferreira

Imagens retiradas de:

www.uv.es/medicina-oral

Conteúdo adaptado de:

Laskaris, G.,(1994).Color Atlas of Oral Diseases. 1st edition. Thieme, New york

Cawson, R.A., Odell, E.W.(1998).Essentials of Oral Pathology and Oral Medicine. 6th edition. Churchill Livingstone, Toronto

Sapp, J.P., Eversole, L.R., Wysocki, G.P., (1999). Patologia Oral e Maxilofacial Contemporânea. Lusociência - loures


Sem comentários: