quinta-feira, 14 de maio de 2009

Doença de Paget

Doença de Paget


A doença de Paget é um tipo de cancro da pele raro que se parece com uma placa de pele inflamada e avermelhada (dermatite); origina-se nas glândulas cutâneas ou subcutâneas.

(O termo doença de Paget também se refere a uma doença óssea metabólica que não tem relação com esta. São doenças diferentes que não devem ser confundidas.)

Como a doença de Paget costuma ter origem num cancro dos ductos mamários, o cancro geralmente forma-se à volta do mamilo. A doença de Paget também costuma ter o aspecto de uma erupção vermelha, exsudativa e crostosa, localizada nas virilhas ou à volta do ânus. O tumor pode ser originado nas glândulas sudoríparas circundantes. A doença de Paget trata-se extirpando cirurgicamente a totalidade do tumor.


Doença de Paget do mamilo


A doença de Paget do mamilo é um tipo de cancro da mama que aparece como uma ferida com crostas, uma erosão ou uma secreção pelo mamilo.

Como causa poucas queixas, pode passar despercebida durante um ano ou mais antes que a mulher consulte o médico. O diagnóstico costuma ser feito extraindo e examinando uma pequena fracção de tecido do mamilo, mas noutros casos costuma ser suficiente o exame ao microscópio de uma amostra da secreção do mamilo. Pouco mais de metade das mulheres que têm este cancro também têm um inchaço na mama que se pode palpar. Esta doença tem duas formas: in situ ou invasiva.

Geralmente, o tratamento da doença de Paget do mamilo consiste na realização de uma mastectomia simples, com extirpação dos gânglios linfáticos. Com menos frequência, pode ser suficiente a excisão do mamilo e de parte do tecido normal circundante. O prognóstico depende de quão invasivo e grande é o cancro e de se ter espalhado para os gânglios linfáticos.

Sem comentários: