quinta-feira, 14 de maio de 2009

Síndromas paraneoplásicas

Síndromas paraneoplásicas


As síndromas paraneoplásicas são um conjunto de sintomas causados não pelo tumor em si, mas pelos produtos derivados do cancro.

Algumas das substâncias que um tumor pode produzir são hormonas, citocinas e várias proteínas. Estes produtos afectam os órgãos ou tecidos pelos seus efeitos químicos; daí o termo paraneoplásico.

O modo exacto como os cancros afectam sítios distantes não é completamente conhecido. Alguns cancros libertam umas substâncias no sangue, causando uma reacção auto-imune que lesa os tecidos afastados. Outros cancros segregam substâncias que interferem directamente na função de diferentes órgãos ou que destroem directamente os tecidos.

Podem aparecer sintomas como a diminuição do açúcar no sangue, diarreia e aumento da pressão arterial (hipertensão). Muitas vezes as síndromas paraneoplásicas afectam o sistema nervoso. (Ver secção 6, capítulo 79)

Embora alguns dos sintomas possam ser tratados directamente, a terapia de uma síndroma paraneoplásica ordinariamente requer controlo do cancro subjacente.




Alguns aspectos da síndroma paraneoplásica
Área afectada: Efeitos: Cancro responsável
Cérebro, nervos e músculos Deficiências neurológicas; dores musculares, fraqueza. Cancro do pulmão.
Sangue e tecidos formadores de sangue Anemia, aumento do número de plaquetas e glóbulos brancos do sangue, desenvolvimento de coágulos nos vasos sanguíneos. Diminuição do número de plaquetas, tendência para hematomas. Todos os cancros.
Rins Glomerulite membranosa causada pelos anticorpos do sangue. Cancro do ovário ou do cólon, linfoma, doença de Hodgkin, leucemia.
Ossos Espessamento da ponta dos dedos (dedos em baqueta de tambor). Cancro do pulmão ou metástases no pulmão procedentes de qualquer tipo de cancro.
Pele Vários tipos de lesões da pele, muitas vezes pigmentada. Por exemplo, a acantose nigricans, uma erupção de tumorações moles e verrugosas, tumores benignos e pigmentação escura nas axilas, no pescoço e à volta dos órgãos genitais. Cancro do fígado ou gastrointestinal, linfoma, melanoma.
Corpo inteiro Febre. Leucemia, linfoma, doença de Hodgkin, cancro do rim ou do fígado.

Sem comentários: