quinta-feira, 14 de maio de 2009

Cancro da nasofaringe

Cancro da nasofaringe


O cancro da parte superior da faringe (nasofaringe) pode surgir tanto nas crianças como nos adultos jovens. Embora seja raro no Ocidente, é um dos cancros mais frequentes no Oriente. É também de realçar que, se por um lado é mais frequente nos imigrantes chineses dos Estados Unidos do que nos outros norte-americanos, por outro é-o um pouco menos nos chineses nascidos nos Estados Unidos do que nos seus pais que emigraram.

O vírus de Epstein-Barr, que provoca a mononucleose infecciosa, também participa no desenvolvimento do cancro nasofaríngeo.

Em geral, o primeiro sintoma é uma obstrução persistente do nariz ou das trompas de Eustáquio. Se uma trompa de Eustáquio está bloqueada, pode acumular-se líquido no ouvido médio. A pessoa pode ter pus e sangue nas secreções do nariz, bem como hemorragias nasais. Em casos excepcionais, parte da cara fica paralisada. O cancro pode alastrar aos gânglios linfáticos do pescoço.

O médico diagnostica o cancro fazendo uma biopsia do tumor (que consiste em colher uma pequena amostra de tecido para a examinar ao microscópio). Depois é submetido à radioterapia. Se o tumor for grande ou ficarem restos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. No total, 35 % das pessoas sobrevivem durante pelo menos 5 anos depois do diagnóstico.

Sem comentários: