quinta-feira, 14 de maio de 2009

Leucemias

Leucemias


As leucemias são cancros das células sanguíneas.

As leucemias habitualmente afectam os glóbulos brancos. A causa da maioria dos tipos de leucemia ainda é desconhecida. Os vírus causam algumas leucemias em animais, como os gatos. Suspeita-se que o vírus HTLV-I (vírus linfotrópico da célula T humana tipo I), que é semelhante ao vírus que provoca a SIDA, pode ser a causa de um tipo raro de leucemia nos humanos, chamada leucemia de célula T do adulto. A exposição à radiação e a certas substâncias químicas, como o benzeno, e o uso de alguns medicamentos anticancerosos aumentam o risco de leucemia. Além disso, as pessoas que apresentam certas perturbações genéticas, como a síndroma de Down e a síndroma de Fanconi, são mais propensas a sofrer de leucemia.

Os glóbulos brancos têm origem nas células-mãe na medula óssea.A leucemia surge quando o processo de amadurecimento da célula-mãe até chegar ao glóbulo branco se distorce e produz uma alteração cancerosa. A mudança muitas vezes pressupõe uma alteração na ordem de certas partes de alguns cromossomas (o complexo material genético da célula) chamada reordenação. Como as reordenações cromossómicas (ou translocação de cromossomas) perturbam o controlo normal da divisão celular, as células afectadas multiplicam-se sem cessar, tornando-se cancerosas. Finalmente, ocupam toda a medula óssea e substituem as células que produzem as células sanguíneas normais. Estas células leucémicas (cancerosas) também podem invadir outros órgãos, como o fígado, o baço, os gânglios linfáticos, os rins e o cérebro.

Existem quatro tipos principais de leucemia, denominados em função da velocidade de progressão e do tipo de glóbulo branco que afectam. As leucemias agudas progridem rapidamente; as leucemias crónicas desenvolvem-se de forma lenta. As leucemias linfáticas afectam os linfócitos; as leucemias mielóides (mielocíticas) afectam os mielócitos. Os mielócitos transformam-se em granulócitos, outra maneira de denominar os neutrófilos.




Principais tipos de leucemia
Tipo Evolução Glóbulos brancos afectados
Leucemia linfocítica aguda (linfoblástica). Rápida Linfócitos
Leucemia mielóide aguda (mielocítica,mielogénea, mieloblástica, mielomonocítica). Rápida Mielócitos
Leucemia linfocítica crónica, incluindo a síndroma de Sézary e a tricoleucemia. Lenta Linfócitos
Leucemia mielóide crónica (mielocítica, mielogénea, granulocítica). Lenta Mielócitos

Sem comentários: