quinta-feira, 14 de maio de 2009

Doenças do esófago, causas de obstrução

Outras causas de obstrução


Em algumas pessoas, o estreitamento (estenose) do esófago é congénito. Noutras, é o resultado de lesões provocadas pelo refluxo repetido de ácido a partir do estômago (refluxo ácido). O estreitamento também pode ser provocada por uma compressão do esófago, de fora. Por exemplo, a compressão pode ser causada por uma dilatação da aurícula esquerda do coração, um aneurisma da aorta, uma artéria subclávia anormalmente formada, uma glândula tiróide anormal, um crescimento ósseo a partir da coluna ou um cancro (o mais comum é o cancro de pulmão). A causa mais grave de obstrução é o cancro do esófago. Dado que todas estas perturbações reduzem o lume esofágico, geralmente criam dificuldade em engolir os alimentos sólidos (sobretudo a carne e o pão), mas não os líquidos.

Quando o estreitamento é provocado pelo refluxo de ácido, a dificuldade para a deglutição desenvolve-se depois de ter manifestado durante longo tempo sintomas como ardor intenso e, por vezes, dor pungente por trás do esterno, à noite ou ao inclinar-se para a frente. A dificuldade em deglutir piora progressivamente com o passar dos anos. No caso do cancro do esófago, a dificuldade para a deglutição progride rapidamente em semanas ou meses.

Para procurar a causa e localizar a obstrução faz-se normalmente um estudo radiológico. O tratamento e o prognóstico dependem da causa.

Sem comentários: